-
XVI FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE PROJETOS DA TERCEIRA IDADE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
-
XV ENCONTRO DE ESTUDANTES DA TERCEIRA IDADE DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
-
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ABRUNATI
01 a 03 de outubro de 2019 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
“A Sociedade longeva: desafios para a gerontologia na sustentabilidade de um envelhecimento ativo”
INFORMATIVO FORUMNCTI 2019
O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS FOI PRORROGADO ATÉ 23/08/2019.
COMISSÃO CIENTÍFICA
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
- Cada autor poderá submeter até 03 (três) trabalhos. Para a submissão, deverá já está inscrito no evento.
- Com a inscrição prévia do autor no evento, cada trabalho poderá apresentar até 5 (cinco) co-autores.Ressalta-se que o co-autor deverá se inscrever no evento, no caso de ser o apresentador do trabalho.
- O trabalho a ser submetido deverá ser no formato resumo expandido e de acordo com um eixo temático escolhido e informado.
- A apresentação dos trabalhos selecionados será na modalidade Pôster.
Eixos temáticos:
-A gerontologia e o compromisso Social
-Inovação social e Inovação tecnológica na perspectiva da gerontologia
-Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo
-Gerontologia e Educação Permanente
-Sustentabilidade dos Programas para a terceira idade
Breve explicação dos eixos:
1 – A gerontologia e Compromisso Social: conceito transversal, que permeia todas as instancias do processo de envelhecimento e todos que são afetados pelas atividades da mesma; envolve responsabilidade na sociedade, com o ambiente, expressos por meio de atos que a afetem; gestão ética; estabelecimento de metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade; redução de desigualdades com ênfase na cidadania.
2 – Inovação social e inovação tecnológica: compreendidas como uma intervenção coletiva que visa responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com vistas a modificar as relações sociais, transformar um quadro de ação; propor novas orientações de forma interdisciplinar inovadas.
3 – Promoção de Saúde e Envelhecimento Ativo: conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saúde; articulação de ações com as demais redes de proteção social, participação e controle social. O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
4 –Gerontologia e Educação Permanente: a gerontologia aborda uma realidade que afeta o envelhecimento da população em seus diversos aspectos e as conseqüências para o indivíduo e para toda a sociedade. A educação e o aprender como processo que se desenvolve ao longo da vida; Conforme DELORS, 2012, alicerçado nos quatro pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender conviver e aprender a ser; com a participação de pessoas idosas em programas de educação, refletindo diretamente na educação necessária para o desenvolvimento crítico, mudança de paradigmas e transformação social no que se refere ao viver e envelhecer humano.
5 -Sustentabilidade dos Programas para a terceira idade (social, cultural, econômica, político, ambiental, institucional): é a característica do que é de passível de sustentação, na garantia dos meios e recursos necessários para sua realização e continuação, manutenção e sobrevivência (HOUAISS, 2009). A sustentabilidade como conceito multidimensional.
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
· O texto do trabalho original deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
· O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo: Texto, Tabelas e/ou Figuras.
· O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 11, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
· As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
· Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.
· A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
· O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.
· Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobre escrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice.
· A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
· Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.
· A seção Introdução deve ser breve. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
· A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.
· A seção Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
· As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravados no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
· A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
· Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
O autor disponibilizará o trabalho ao mesmo tempo em que ele enviar sua ficha de autor, sendo o trabalho copiado/colado, por fragmentos, a partir de um arquivo Word – o trabalho não será “anexado”. O autor, de acordo com o que lhe pede o sistema, deverá copiar/colar seu trabalho “por fragmentos. A comissão não se responsabilizará pelas conseqüências dos erros cometidos na ficha a respeito dos dados dos co-autores.(Faça sua inscrição aqui)